sexta-feira, 4 de julho de 2008

Perdões.

E daí outro dia eu estava conversando com meu Tato e o assunto foi muito bacana pq me rendeu reflexões e verdades. Ele me citou uma música lindíssima do Chico e gostei da idéia de colocá-la aqui, mas não sem antes pincelar o significado dela ou em suma sobre o que falamos.Nesse espaço "quem sou eu" vivo escrevendo de tudo, já me descrevi, já filosofei , poetisei , parafrasiei coisas q achava q deveriam ser registradas e enfim...E a coisa de colocar uma música é pq música fala muito de quem somos, do que está escondido ou explícito, lembra pessoas, momentos , aspirações e por isso aproveito esse espaço.A música fala de perdão.Chico diz inteligentemente (característico) sobre o outro lado da moeda num relacionamento, coisa q é atípica...De repente delegamos o poder para outra pessoa nos transformar no que ela quer, parou pra pensar?Um dia vc se vê e tudo q consegue enxergar é q está se moldando para se fazer apaixonar-se, para não magoar a outra pessoa quando na verdade vc está se magoando.É desgastante.É complicado.O amor tem dessas coisas. A letra fala disso, do perdão q ele dá a outra pessoa por fazer com que ele tenha uma vida alternativa, ele a perdoa (ou ela...não sei) pela culpa q ele carrega de ser feliz em momentos longe dela, pelo peso q é ter q mentir para poupá-la da mágoa.Vc pode me dizer q então ele não ama e pode abandoná-la de vez e pronto,caso resolvido.Mas sim, ele a ama, como mil pessoas amam seus parceiros por aí,mas tb ama sua vida e do q gosta de fazer com ela....mas a outra parte não entende essa divisão, quase nunca.Tudo gira em torno da posse, única e absoluta.Num estalo pertecemos à outra pessoa e nada mais pode ter graça sem sua presença...amizades, viagens, caminhos....nada mais pode ter graça.É uma regra e quando vc a rompe, sofre penosas conseqüências...Vc está quebrando um paradigma, isso não é aceito.Vc não acredita q vc seja normal pq não está correspondendo às expectativas, se cobra, se julga, se esconde, sofre.Em alguns casos, a falta de retorno naquilo q vc investiu (pq relacionamento é um investimento...caríssimo por sinal), vai te cansando...o amor ainda está presente, mas começa a perder a cor vibrante pq a outra parte não te devolve aquilo q vc esperava e daí vc vai dividir esse amor com outras coisas q vc tb gosta e se culpa.Isso quando não acontece o pior...vc simplesmente não entende pq seu amor está se desbotando, abraça essa responsabilidade de não ter sido boa ou bom o suficiente para q as coisas corressem muito bem e se pune, vai se flagelando, como fulga vai se convencendo a fazer coisas que não te fazem tão bem assim....mas acha q podem te ajudar e a cada dia q passa vc está pior, embora queira acreditar no contrário, vai virando um triste projeto de vida.Achei (achamos, eu e meu Tato) q a música cabia nessa pauta.É isso.....Só se perdoa quem se ama.Eu o perdoo por eu ser assim!

A música:

Te perdôo
Por fazeres mil perguntas
Que em vidas que andam juntas ninguém faz
Te perdôo
Por pedires perdão por me amares demais
Te perdôo
Te perdôo por ligares pra todos os lugares de onde eu vim
Te perdôo
Por ergueres a mão Por bateres em mim
Te perdôoQuando anseio pelo instante de sair
E rodar exuberanteE me perder de ti
Te perdôoPor quereres me ver Aprendendo a mentir (te mentir, te mentir)
Te perdôoPor contares minhas horas Nas minhas demoras por aí
Te perdôo
Te perdôo porque choras
Quando eu choro de rir
Te perdôo
Por te trair

(Chico Buarque de Holanda...o áudio é maravilhoso)

Nenhum comentário: