domingo, 25 de outubro de 2009

.lógica.

“Nossa Selma, vc viu q legal? O Rio será sede das Olimpíadas de 2016...Mto bom,né?”
“Não. Odiei a idéia e sou contra”
“Óóóóóóóóhhhh... como assim?”

Como assim que fez-se o cálculo superficialmente de uma previsão de gastos que chegam a um montante de 3 BILHÕES e 400 MILHÕES de reais moedas brasileiras. Sabe o que quer dizer? É a mesma coisa que o Sr. José morar de aluguel , ter um monte de dívidas e daí, na hr q descola uma graninha, comprar um Porsche.É descabido, imoral e estúpido sediarmos ,sob termos de cunho político o mundo aqui, se sequer temos estrutura para os nossos.
Assisti outro dia numa reportagem um senhor de 70 anos que mora num buraco, junto com mais quatro desabrigados, embaixo de um viaduto. Se chove 2 dias consecutivos, 100 pessoas ficam sem casa,se vc não tem convênio médico e precisa de uma cirurgia de urgência, das duas uma: ou vc sobrevive por conhecer alguém dentro do sistema que mexe os pauzinhos ou paga um carnê para um túmulo decente no cemitério da Vila Alpina. O sistema é falido, o sistema não funciona...Culpa do governo?Bicho, p’ra mim a culpa é de quem administra o nosso dinheiro, não posso citar o nome de ng pq não sei quem faz o balancete e determina que dos nossos impostos: 10% vai para educação/ 10% para saneamento/ 10% para a saúde e 70% vai para a reserva de caixa que será preciso para receber e mostrar ao mundo nossa casa em 2016, nas Olimpíadas.
A questão não é regionalista...Não é pq é Rio...mesmo que fosse em Cuiabá. Todos serão lesados, o dinheiro que será ganho através da propagação do turismo e gasto dentro de nossa propriedade ainda não resolverá pertinências sociais que está arraigada à nossa realidade há séculos. Um país não é denominado Terceiro Mundo pela ONU à toa. Um país que leva esse tema tem sérias deturpações a serem corrigidas através de todo um processo que demanda tempo.
Não estou querendo levantar a bandeira de que devemos poupar nosso dinheirinho do gramado novo de algum campo de futebol para ceder para uma família que tem 10 filhos e mora em um quartinho à beira do esgoto, não é isso de maneira alguma. Estou falando de bom senso e não se encaixa nesse extremo.Estou falando de ordem geral...sabe aquela coisa de não deu p’ra arrumar lá no começo , mas dá p’ra arrumar p’ro final? Arrumar a casa agora para que no ano de 2114 possamos com prazer oferecer ao mundo e outras galáxias uma visão promissora de um país que correu atrás, que cuidou dos seus...E agora o que mostraremos? Uma reforma provisória que vai esconder aqueles pais q vendem os filhos em troca de comida para os outros filhos menores terem o q comer, os jornais que cobrem o asfalto de quem mora neles, a corrupção da polícia que mantém o acesso à artilharia pesada, a falta de controle do tráfico, os hospitais públicos com gente nos corredores cheirando à morte.
Não existe lugar perfeito e sei disso...O Mundo de Oz está a milhas de distância de qq imaginário, entretanto existem lugares em que ainda se tem organização e uma dose caprichada de bom senso.
Eu, se fosse o Sr. José, com o dinheirinho daqui e dali, compraria uma casa e deixaria de pagar o aluguel, quitaria minhas dívidas e depois compraria um Porsche.
Porque desde criança é o que ouço dizer: “se dá o passo de acordo com a perna”.

Nenhum comentário: