terça-feira, 18 de agosto de 2009

OITAVO PECADO.

Deve ter um montão de pecados soltos no mundo, a lista é abundante. Dos 7 pecados capitais,conhecemos aqueles bíblicos e que deram origem ao filme "Seven" (bárbaro e super indico). Vou forçar a memória para pontuá-los: vaidade, inveja,ira,preguiça,avareza,gula e luxúria.

Não quero falar de nenhuma religião, porque dado o livre arbítrio casa um escolhe o que for melhor, cada um prega o que acha correto, cada um fuma o cachimbo que quiser ou na base funkeira, cada um no seu quadrado.

Quero aproveitar o espaço só para citar um pecado que acho o pior de todos, que está fora da lista dos 7 tops e que me chateia imensamente.Semana passada, acabei assistindo um pedaço do Jornal da TV que falava de uns certos pastores , delegados por um certo Bispo que estão sendo acusados por lesarem os fiéis materialmente. Já tinha lido alguma coisa à respeito, mas não me aprofundei em pormenores da causa.Foi daí que vi e fiquei realmente triste.

O que assisti foi um show de horrores, gravações de pessoas sem muitas posses, assistindo ao culto, orando fervorosamente, aos berros, aos prantos...Estavam ali implorando para um Deus que as ouvissem, que as curassem, que as perdoasse.Estavam depositando toda sua carga de fé, lavando suas almas em desespero para que fossem ouvidas. Mas essa parte é linda, as pessoas motivadas pela fé, suplicando, acreditando...O que me entristeceu e me chocou foi o ABUSO da fé por homens de nenhuma fé, de nenhum respeito ao ser humano.As gravações mostravam alguns "pastores" pedindo doações de $5 mil, $10mil e usaram a segte frase " pega a chave do seu carro , o documento, assina aqui e deixa no púlpito".Sim, as pessoas deram o que tinham nos bolsos...tudo o que tinham.

Fiquei pensando, pensando e me entristecendo. O mundo está carente de vida espiritual, sedento de verdade, de esperança e vem um cara, um aborígene, um monstro e vende essa esperança e rifa a salvação, na base de quem dá mais, será escutado primeiro por Deus.
Para mim, este é o maior dos pecados que há de existir.Roubo.

No livro " O Caçador de Pipas", o "Baba", pai do personagem Amir, citou que o pior de todos os pecados era o roubo e explicou: "Quando vc mata um homem está roubando uma vida/está roubando da esposa o direito de ter um marido, está roubando dos filhos o direito de ter um pai/Quando mente, está roubando o direito de alguém saber a verdade.Quando trapaceia, está roubando o direito à justiça".

Nesse contexto, o canalha ,inescrupulosamente, está roubando de milhares de pessoas a esperança, a dose diária de fé, de se estribar em alguém para sair do pesadelo de sua vida.Enquanto a pessoa cegamente acredita em tudo isso, tudo bem, ninguém ousa falar criticá-lo porque não aceita, mas quando essa boa pessoa abre seus olhos....Imagina a dor que deve sentir, a devastidão e o vazio de ter depositado sua vida em mãos que usaram um nome santo para persuadí-lo. Tamanha desilusão pode simplesmente acabar com uma vida ou com várias delas.

Por isso, listo esse tipo de pecado como o 8º e pior de todos os outros.


Selma Fonseca.

Nenhum comentário: